1. Windows + L
2. Shift + Delete
A forma preguiçosa de deletar coisas no Windows é arrastá-la para a Lixeira. A forma mais preguiçosa ainda é selecionar o arquivo e teclar em Delete. E se você for ultrapreguiçoso – e mais esperto que um usuário médio – você pode evitar a Lixeira completamente pressionando Shift + Delete. Você só não poderá recuperar o arquivo se o quiser depois (você pode usar o gratuito Recuva para isso), mas também não precisa se preocupar em esvaziar a Lixeira se usar este método para se livrar de arquivos indesejados.
3. Alt + F6
4. Shift + Ctrl + N
O Windows 7 deixou um pouco mais fácil criar novas pastas no Windows Explorer. Agora você pode só teclar Shift + Ctrl + N para criar uma nova pasta, que aparece com este nome – “Nova Pasta” – para você colocar o nome e teclar Enter para ir a sua próxima tarefa.
5. Windows + M
Você tem um monte de janelas bagunçadas em sua tela? Pressione Windows + M para minimizar todas as janelas para a Barra de Tarefas. É uma boa forma de se reorganizar, e uma forma ainda melhor de esconder o que você estiver fazendo de visitantes inesperados. Quando você quiser todas as janelas de volta, pressione Windows + Shift + M e todas as janelas abertas serão restauradas. Este atalho funciona melhor que o Windows + D, porque sempre restaura a janela que estava ativa quando todas foram minimizadas; com o Windows + D, você nem sempre volta à janela onde estava.
6. Windows + Barra de Espaço
Se você só quer dar uma olhada na área de trabalho (por exemplo, para localizar um arquivo que você deixou lá), não precisa minimizar todas as janelas com o atalho Windows + M. Em vez disso, pressione Windows + Barra de Espaço no Windows 7, e todas as janelas abertas ficarão transparentes, para você ver através delas. Isto funciona mesmo com janelas maximizadas ou em tela cheia. Para retornar ao normal, basta soltar as teclas.
7. Windows + Shift + Esquerda ou Direita
Se você usa dois monitores para maximizar seu espaço de visão, você provavelmente quer usar um monitor como a tela principal para trabalho, e o segundo como um espaço separado para janelas ativas. Ou talvez você precise mudar as janelas de um lado para outro. Em ambos os casos, pressionar Windows + Shift + Seta para Esquerda leva a janela selecionada da tela direita para a tela da esquerda, e usar a Seta para Direita faz o inverso: leva a janela da tela direita para a esquerda. Se você só tem um monitor, use Windows + Esquerda ou Direita para deixar a janela na metade da esquerda (ou da direita) na tela.
8. Windows + 1, 2, 3 etc.
9. Windows + T
O Windows + (número) abre os programas fixados na Barra de Tarefas, mas se alguns deles já estiverem abertos, há uma forma de navegar entre elas. Pressione Windows + T e você irá para o próximo ícone fixado. À medida que você navega, se o programa estiver aberto, você verá as miniaturas – mesma coisa que acontece quando você passa o mouse por cima do ícone. Quando você chegar no programa que quer, tecle Enter para trazê-lo para a frente.
10. Ctrl + Shift + Esc
Para abrir o Gerenciador de Tarefas, você precisa trava o computador? Você se acha esperto por digitar “taskmgr” no Menu Iniciar e abrir mais rápido o programa? Economize tempo, cliques e teclas pressionando apenas Ctrl + Shift + Esc, e feche aquele programa ou processo que resolveu encrencar com você.
Oi, Kleber.
ResponderExcluirExcelentes dicas.
Realmente, os atalhos facilitam muito o acesso a diversas coisas que exigem vários cliques do mouse, mas o problema maior é memorizá-los. Alguns, frequentemente utilizados, a gente tira de letra, mas outros são que nem cabeça de bacalhau (risos).
A propósito, eu já abordei esse tema em várias oportunidades, inclusive numa sequência de três postagens que lista um vasto leque de atalhos e explica suas funções.
Para acessar a primeira delas, é só seguir o link http://fernandomelis.blogspot.com/2008/02/revisitando-atalhos-de-teclado.html.
Abraços e até mais ler, amigão.
Excelente mesmo.
ResponderExcluirO primeiro principalmente, que eu não sabia!
Valeu
Grande dicas!
ResponderExcluirAinda bem que existem os atalhos...
Abraço!