Esta é a
nova tela inicial do Windows 8. Vários elementos lembram muito os tijolos do Windows Phone 7. E, olha só, aquilo parece mesmo uma loja de aplicativos.A ideia em si do Windows 8 é, aparentemente, ser um sistema operacional que rode em computadores normais ou em tablets. Assim, o Windows 8 rodaria dois tipos de software: aplicativos padrões de Windows (“É um Windows. Tudo funciona normalmente”, disse Steven Sinofsky, diretor da área de Windows da Microsoft) e apps no estilo mobile, escritos em HTML5 e JavaScript. E, claro, há o IE10, que fará a ponte entre os apps. Todos os aplicativos podem ser vistos nesta interface de tijolinhos. (Sinofsky disse no All Things D que “nós claramente fomos influenciados por smartphones”.)
A grande sacada é que ele precisa de menos hardware do que o Windows 7, o que é algo bem surreal. Isso parece ser muito bom, e algo que já esperávamos de um sistema que quer ser móvel e fixo ao mesmo tempo. Eis uma explicação de como ele deve ser visto: o “clássico Windows para desktops” remodelado para ser mais amigo de telas sensíveis ao toque, enquanto os softwares comuns poderão ser comnadados por toque ou teclado e mouse. Boa!
Nós estamos acompanhando a demonstração da Microsoft neste momento. Fique esperto, mais coisas interessantes podem surgir em breve.
Oi, Kleber.
ResponderExcluirE eu que ainda nem cumpri a promessa que fiz a mim mesmo de migrar para o Seven em 2011. Era para ser no comecinho do ano; junho já chegou, mas eu continuo com pena de abandonar o bom e confiável XP.
Abração.