Google oferece U$900 milhões por patentes da Nortel



O mundo das patentes de smartphones, sistemas operacionais e afins é uma loucura. Todo mundo processa todo mundo  e jura de pé junto que teve a ideia primeiro. Com o intuito de criar um escudo contra o excesso de processos, o Google decidiu dar um lance de U$900 milhões por mais de 6 mil patentes da Nortel, gigante das telecomunicações canadenses que está entrando em concordata.
O pacote de patentes tem como foco principal questões de telecomunicação, redes 4G e sem fio, tecnologias de voz e internet, entre milhares de outras. Mas por que o Google precisa delas agora? Segundo a própria empresa, num post publicado hoje em blog oficial,  o sistema atual de patentes dos EUA dá brechas para processos dúbios e não dá créditos aos que criam “as maiores inovações de nossa sociedade”. Exatamente por isso, o Google não saía patenteando tudo que fazia. Agora, há um alto preço por isso.
Com o excesso de ações que, segundo o Google, visam mais retardar a criação de produtos inovadores do que qualquer coisa, a gigante das buscas decidiu dar um lance de quase um bilhão de dólares nas patentes da Nortel para se defender e continuar desenvolvendo softwares sem interferência — sejam eles para o Android ou para o Chrome. O lance pode ainda ser coberto por outras empresas, mas caso isso não aconteça, o processo todo terminará em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHARGE DA SEMANA