
Os primeiros dias de um blog é algo muito prazeroso. Organizar o layout, começar a divulgar, com aquela esperança de que ele fará sucesso e muitas pessoas irão visitá-lo. Após ele adquirir um pouco de sucesso, você acha que o seu objetivo já está alcançado: ter um blog com bastante visitas. Aí começa a vir aquela responsabilidade de criar posts diariamente, responder comentários, contatar os visitantes, etc. O passatempo blogar torna-se algo chato para você. E também, surge aquela pena de abandonar o blog, todo o esforço que você teve para criá-lo e atualizá-lo. Isso é blogar por obrigação. Veja abaixo, qual a diferença entre blogar por obrigação e por opção.
Blogar por obrigação:
Você sentir-se obrigado a criar um artigo diariamente para seu blog, mesmo não querendo. É como uma obrigação criar um post diário e moderar aqueles comentários, sem esquecer de respondê-los. Não se sabe porque você julga como uma obrigação blogar, mas o caso, é que você é obrigado a blogar, mesmo sem muita vontade.
Blogar por opção:
Quando você sente vontade de expressar suas opiniões, ou ajudar alguém, você cria um artigo. É prazeroso ver que seu artigo teve bastante comentários, e você sente-se bem respondendo aos comentários de seus visitantes. Sente vontade de escrever um artigo quando está estressado, ou sem nada pra fazer. Gostar de mexer no layout quando se bloga por opção.
Agora, veja a diferença entre blogar opcionalmente e obrigatoriamente:
Obrigatoriamente: Bloga apenas com pena de abandonar seu blog.
Opcionalmente: Bloga pois julga isso como um passatempo.
Quando você bloga obrigatoriamente, sem nem ao mesmo ser obrigado, esta atividade pode-se tornar um pesadelo. Blogar deve ser algo prazeroso. Você não é obrigado a atualizar o blog todos os dias, ele não ficará abandonado. Abaixo, siga algumas dicas de como tornar a arte de blogar um pouco mais divertida e menos trabalhosa.
Dicas para que "blogar" não se torne um pesadelo.
Arranjar alguns autores para que publiquem em seu blog: Se você quer postar apenas quando tiver vontade, mas não quer deixar o blog abandonado, arranje alguns autores para publicar. Você também pode encarregar os autores de escrever os artigos diários, e você moderar comentários, mexer no layout, etc. Vai tornar-se algo muito menos trabalhoso, e você também poderá postar quando tiver vontade.
Ganhar dinheiro com o seu blog: Sem dúvidas, algo que pode motivar você a dar continuidade em seu blog é ganhar dinheiro com ele. Invista em publicidade, Google AdSense, e programas de afiliados. Com certeza, você até pode pensar em tornar-se um blogueiro profissional, tendo como emprego o seu blog. Isso é algo que motiva muito um blogueiro a não abandonar o seu blog.
Tira umas férias de seu blog: Fique um tempo sem blogar, e avise aos seus leitores via um post. Tire umas férias de duas semanas, para você relaxar e dar um tempo em seu blog. Você pode escrever artigos para seu blog, mas não o publique, para depois, ter artigos para publicar quando voltar de suas férias. Isso com certeza, fará você pensar um pouco se você quer mesmo continuar blogando, ou se você deseja doar ou vender o seu blog.
Diminuir a frequência de atualizações do blog: Se você posta diariamente, diminua a frequência de publicação de postagens. Poste 3 ou 4 posts por semana, assim, você terá que se preocupar menos com o seu blog, e poderá levar até 2 dias para escrever apenas um post. Desde que você poste artigos de qualidades, diminua frequência de atualizações de seu blog.
Você não quer mais blogar? O que fazer?
Se você não quer mais blogar, e quer desistir de seu blog, você não é obrigado a nada. Porém, pense um pouco antes de desistir de blogar. Todo o trabalho que você teve para desenvolver um layout, atualizar o blog, adquirir leitores, e todo o resto. Busque uma das dicas acima para tentar não abandonar o seu blog. Caso você esteja decidido a desistir dele, sorteie-o, doe-o, ou vende-o. Pelo menos, você pode ver outra pessoa cuidar de seu blog, e ainda faturar um dinheiro com isso. É triste ver que tanto tempo perdemos para blogar, e agora o blog está abandonado. Por isso, recomendo não abandoná-lo. Um blog pode ser algo bastante divertido, e escrever pode ser bem descontraído.
Créditos: desenvolvimento blogger
Oi, Kleber.
ResponderExcluirEu Blog por opção (por prazer), mas isso se torna uma obrigação em respeito aos visitantes, já que a gente tem de ficar atento aos comentários, responder, e daí por diante. No mais, gostei das informações que você postou a propósito desse prazer (ou árdua tarefa, conforme o caso).
Para concluir, falei com a Cátia sobre sua sugestão em relação ao ESPALHANDO, tomei a liberdade de passar o link do seu Blog e seu endereço de e-mail, e ela me prometeu entrar em contato com você assim que der.
Abraços.
Ei !
ResponderExcluirPois bem,
Fernando indicou pra eu confereir
e ca estou...
para conhecer esse seu univero.
Quanta matéria boa!
Quando criei meu primeir blog, foi por insistencia de dois amigso de SP que entenderam que minah escrita precisava sair dos cadernos...
Edson Marques e Suzana Martins. Levei uns 6 meses capengando porque não cria na utilidade, mas postava.
Tambem detestava os lugare spor indwe navegava, os blogs eram diarios infantis e adolescentes..O comentarios eram notas e conceitos de escola: Muito Bom! Parabens!
Mudei de ares, passei a navegar de fato e de 2006 pra ca administro um condominio rsrs 20 blogs, com 8 ativos, atualizados e bem frequentados. O mais bebezinho é o Espelhando que atingiu a marca de 100 seguidores ontem.
Escrevo desde sempre por amor à Palavra.
Aff falei demias.
bjins entre sonhos e delírios
Olá, Kleber!
ResponderExcluirAssim como o Fernando, eu também blogo por opção, mas meio que com a obrigação em repeito aos que acompanham o blog, além de também querer melhorar a página a cada dia, visando ganhar mais visitas, mais comentários e quem sabe algum dia, um dinheirinho também.
Abraço!