
Seu celular pode se tornar um grande aliado na diversão, principalmente para os dias chuvosos, em que não há nada para fazer. Pouca gente sabe, mas o aparelho pode ser usado como modem para conexão à internet, tanto para celulares com tecnologia GSM, quando para os 3G (claro, que é preciso verificar com sua operadora o custo da transmissão de dados, para não ter surpresa quando a conta chegar). Essa facilidade é chamada de tethering.
A maioria dos telefones já vem com um cabo USB e um CD de instalação para utilizar no computador ou notebook. Instale o software na máquina. Conecte seu telefone com o cabo USB (ou conexão bluetooth). Abra o programa e escolha a opção que pode ser chamada de "conexão à web", "conexão de dados" ou "modem". Em alguns celulares, como da Samsung, há o atalho "compartilhar a internet" no menu. Pronto.
A velocidade pode variar conforme a rede em que você estiver: se for GSM, o celular pode conectar em GPRS ou EDGE, a até 270 kpbs, o que equivale a um pouco mais do que uma conexão via linha discada; se for 3G (UTMS), pode chegar a 7,2 Mbps, dependendo do contratado com a operadora.
Eu possuo celulares 3G da Samsung e da Nokia. Testei os dois, com chips da Claro e da Vivo. O primeiro apresentou uma certa instabilidade de conexão na Claro. O segundo, funcionou perfeitamente para as duas operadoras.
fonte: celulovers
Oi, Kleber.
ResponderExcluirMuito interessante - confesso que desconhecia essa possibilidade.
No entanto, devido às limitações desse tipo de serviço, acho que o recurso em questão serve mais como tábua salva-vidas para quem precisa realmente acessar a Internet num momento em que, por qualquer motivo, sua conexão baseada na linha fixa resolveu dar pau. Para uso como substituto do ADSL ou Cable, eu acho que (ainda) não vale a pena.
Abraços e até mais ler.