Por que é bizarro: O carro mais antigo da lista - e o único fabricado até hoje - foi lançado pela lanchonete Oscar Mayer (por isso, o formato de salsicha). Mais de 70 anos depois, o carro evoluiu sem perder o "estilo" original e pode ser encontrado em todo o território americano.
Curiosidade: Além de chamar atenção nas ruas, o Wienermobile já apareceu no cinema e em vários programas de entrevista da TV americana.
AMPHICAR
País de origem: Alemanha
Período de produção: de 1961 a 1968
Por que é bizarro: Este conversível foi o único automóvel anfíbio - andava na terra e na água - já produzido e comercializado em massa. O aço da carroceria não enferrujava e o chassi e as portas eram vedados, para evitar entrada de água.
Curiosidade: Quando ainda estava na fase de testes, o carrinho navegou o canal da Mancha, atravessando os 33 quilômetros que separam a Inglaterra do continente europeu.
ISETTA
País de origem: Itália (fabricado no Brasil pela Romi)
Período de produção: 1953 a 1962 (1956 a 1961, no Brasil)
Por que é bizarro: Além do formato de bolha, das dimensões reduzidas (1,34 metro de altura e 2,3 de comprimento) e da capacidade para dois passageiros, a única porta ficava na frente e alguns modelos tinham três rodas.
Curiosidade: Foi o primeiro carro produzido em larga escala no Brasil - nem tão larga assim, porque a Romi só fabricou 3 mil carros - e fazia 25 km com 1 litro de gasolina.
CHRYSLER TURBINE
País de origem: EUA
Período de produção: 1963
Por que é bizarro: O motor funcionava como uma turbina de avião a jato, com muita potência, mas vibração e barulho reduzidos. Foram fabricados apenas 55 exemplares - testados por 50 consumidores - e depois o projeto do carro-turbina deu origem a outros protótipos.
Curiosidade: Este, sim, era um carro "flex": aceitava todo tipo de combustível, de gasolina a querosene, passando por óleo vegetal, perfume Chanel nº5 e até tequila.
PLYMOUTHT SUPERBIRD
País de origem: Estados Unidos
Período de produção: 1970
Por que é bizarro: A princípio, seria um carro de competição, mas, para colocá-lo nas pistas da Nascar - tradicional categoria de corridas dos EUA -, a Chrysler teve que produzir 1 920 exemplares do Superbird para comercializar. A Nascar só aceita carros comerciais.
Curiosidade: Em 2006, o Superbird ganhou as telonas como O Rei, personagem campeão do filme Carros. Além disso, o Superbird de verdade tinha uma buzina que fazia o barulho típico do Papa-Léguas.
PLATTENWAGEN
PLATTENWAGEN
País de origem: Alemanha
Período de produção: de 1946 ao início da década de 1970
Muito boa sua mostra, ficamos com saudades dos anos passados que viamos pelas ruas diferentes estilos e modelos no qual enchia os olhos de desejos de ter.
ResponderExcluirE hoje viraram peças de museu, risadas.
Abraço
tempos que não voltam mais não é mesmo
ResponderExcluirmais é isso
agora é aproveitar o presente sem medo de ser feliz