Na manhã de segunda, moradores começam a sair para trabalhar.
Madrugada foi de aparente tranquilidade na comunidade.
Depois de dois dias cercados por tropas policiais e das Forças Armadas, moradores do Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, Zona Norte do Rio, viveram uma madrugada de silêncio e aparente tranqüilidade.Desde sábado (27), o movimento aumentou bastante na Estrada do Itararé, que dá acesso à comunidade. Na manhã desa segunda-feira, já é possível ver t moradores indo trabalhar e estabelecimentos comerciais que estavam fechados há dois dias, reabrindo.
Da noite de domingo (28) até essa segunda-feira (29), homens do Batalhão de Operações Especiais ficaram posicionados em pontos estratégicos, mesmo com as buscas por armas, drogas e criminosos interrompidas.
Durante toda a madrugada as ruas, becos e vielas ficaram praticamente vazios, com apenas alguns estabelecimentos comerciais abertos. Sinal de que, aos poucos, a comunidade retoma a rotina. Segundo a cúpula da Segurança Pública do Estado, a ocupação é por tempo indeterminado.
Como foi a ocupação
O Alemão tem cerca de 15 favelas, que foram cercadas ao longo das primeiras horas deste domingo. No fim da tarde, algumas equipes iam embora e outras chegavam para o patrulhamento. Anoitecia e os moradores que entravam ou saíam da comunidade continuavam sendo revistados pelos militares.
Prisões e apreensões
Durante a incursão, um pai entregou o filho à polícia. E os policiais afirmaram ainda que o traficante condenado por matar o jornalista Tim Lopes, da TV Globo, o Elizeu Felício de Souza, conhecido como Zeu, se rendeu. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro, em um balanço divulgado pouco depois das 20h, foram presas 20 pessoas e apreendidas 40 toneladas de maconha só no Alemão.
A secretaria diz, ainda, que foram localizados 50 fuzis. Só a Polícia Civil calculou ter localizado 13 toneladas do total apreendido no Alemão até a noite de domingo. Pelos números da Polícia Civil, as equipes apreenderam 200 kg de cocaína, 10 kg de crack, cerca de 500 frascos de lança-perfume, 10 mil munições de vários calibres e 50 coletes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário