Terceira saída ao espaço não deve acontecer antes de segunda-feira.
Equipes na Terra trabalham para compensar atrasos na programação.
Tracy Caldwell Dyson e Doug Wheelock consertam
sistema de refrigeração da ISS. (Foto: Nasa TV)
A segunda caminhada para reparos no sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional terminou na tarde desta quarta-feira com êxito, divulgou a agência espacial norte-americana (Nasa). Uma terceira saída ao espaço para instalar uma nova bomba de amônia não deve acontecer antes da próxima segunda-feira.sistema de refrigeração da ISS. (Foto: Nasa TV)
Durante a operação, o astronauta Doug Wheelock precisou fazer força para fechar uma válvula do último conector ligado ao módulo avariado. Tracy Caldwell Dyson trabalhou para desligar cinco cabos elétricos e de informação. Quatro prafusos foram removidos antes dos astronautas retirarem a bomba e a guardarem.
O local no sistema de refrigeração foi preparado para a próxima jornada de consertos da tripulação, na qual uma bomba reserva, levada à ISS em julho de 2006, será instalada.
A Nasa informou que a equipe a bordo da Estação Espacial também se preocupou em guarnecer amostras experimentais armazenadas no freezer do Módulo Japonês de Experimentos. A transferência do material foi feita com sucesso. Durante a falha no sistema de refrigeração, partes operantes da ISS precisaram ser desligadas para evitar superaquecimento.
As atividades corriqueiras e importantes da tripulação da Expedição 24 estão sendo remarcadas e estudadas por equipe na Terra. Tarefas de menor importância foram postergadas. A Nasa ainda afirmou que uma quarta caminhada pode ser necessária para limpar o exterior da ISS após o término dos reparos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário